Notícias

Publicações & Novidades

publicado em 29 de agosto de 2018

Juvam realiza lançamento do “Mês da Árvore” como parte do Projeto Verde Novo

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiental (Juvam) e parceiros, fará, nesta sexta-feira (31.08), o lançamento das ações em alusão ao mês que se comemora o Dia da Árvore – 21 de setembro. As ações fazem parte do Projeto “Verde Novo – 300 mil árvores, Cuiabá 300 anos”.

Lançado em dezembro do ano passado, o projeto é fruto de uma parceria celebrada como Termo de Cooperação entre o Poder Judiciário, a Prefeitura Municipal de Cuiabá e o Instituto Ação Verde.            Desde o lançamento tem sido promovidas atividades como distribuição e plantio de mudas de árvores em diversos pontos de Cuiabá.

O lançamento do “Mês da Árvore”, por meio do Verde Novo, será realizado no Parque Mãe Bonifácia, às 6h30. Na ocasião, serão distribuídas 600 mudas de árvores para todos que estiverem no local. De acordo com juiz coordenador do Juvam, Rodrigo Curvo, a ideia é disseminar ainda mais o objetivo do projeto, alcançando o maior número de pessoas ao longo do mês de setembro.

“Nossa equipe técnica está concluindo o levantamento de mais de 140 escolas municipais que receberão o plantio de mudas. Essa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação imprescindível, pois estamos trabalhando a educação e a responsabilidade ambiental com as crianças, que representam o futuro. Todos os envolvidos estão de parabéns pelo engajamento no projeto. Acreditamos, e trabalhamos, para Cuiabá retome o seu título de ‘Cidade Verde’, o que representa mais qualidade de vida, mais cidadania e mais beleza para nossa Capital”, afirma o magistrado.

Na programação, do que foi estabelecido como o “Mês da Árvore”, está prevista uma série de eventos como plantios, ações em escolas como palestras, eventos em praça pública, além da distribuição de mudas em pelo menos cinco parques de Cuiabá.

Por meio da parceria com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, é possível realizar os plantios com equipe da Secretaria de Serviços Urbanos. Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também está inserida no projeto e armazena as mudas doadas no Horto Florestal. Além da Secretaria de Educação que está disponibilizando os espaços para os plantios e palestras.

Um dos maiores parceiros da iniciativa do Juvam é o Grupo Petrópolis, que fez a doação das 300 mil de árvores. “É um projeto grande e ousado que só seria possível sair do papel se tivéssemos parceiros comprometidos e engajados como esses. Por isso, valorizamos cada voluntário, cada participante e convidamos a sociedade para ingresse nesse projeto que nada mais é que um movimento pela vida que, consequentemente, trará melhorias nos corredores de tráfego, grandes avenidas, ruas, parques, praças para impactar de forma positiva o controle da sensação térmica e a qualidade ambiental e de vida dos cuiabanos”, reforça o juiz Rodrigo Curvo.