Notícias

Publicações & Novidades

publicado em 12 de novembro de 2018

AMMP promove debate entre candidatos a procurador-geral e aposentados do MPE

A Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP) realizou no último sábado (10.11) um encontro entre os membros do MPE aposentados com os candidatos a procurador-geral de Justiça, durante almoço na sede da Associação. Na ocasião, temas como previdência, porte de arma, segurança e demandas junto ao Conselho Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) foram debatidos. A eleição para escolha do próximo procurador-geral de Justiça será no dia 14 de dezembro.

De acordo com o presidente AMMP, promotor de Justiça Roberto Turin, a iniciativa atende um anseio daqueles que contribuíram por tantos anos com o Ministério Público e que ainda se mantém ativos nas discussões inerentes à entidade. “Hoje uma das principais reivindicações dos aposentados é justamente o direito ao voto para escolha do procurador-geral, então optamos por inseri-los nesse cenário até mesmo para que pudessem colocar seus anseios. Algumas das colocações feitas ao longo do debate poderão se tornar realidade como ouvimos dos candidatos”, disse o presidente da AMMP.

De acordo com o diretor da Comissão de Aposentados da AMMP, Décio Andrade, a atual gestão já apresentou as principais demandas ao Conselho Nacional e espera contar com o apoio do procurador-geral de Justiça eleito. “Ao todo são quatro demandas: defendemos a criação de duas diretorias no CONAMP – um para pensionistas e outra para inativos; também queremos ter uma vice-presidência no Conselho e o direito dos aposentados ao voto para procurador-geral de Justiça. Com o apoio do eleito teremos mais força junto ao Conselho para conquistarmos nossas demandas”, defendeu o diretor.

Aposentado há 21 anos, João da Mata de Oliveira, participou do debate com os candidatos e agradeceu a iniciativa da AMMP. “Foi excelente, os candidatos vieram, apresentaram suas propostas especificamente em relação à situação dos aposentados e, como vimos, ambos estão imbuídos no propósito de nos prestigiar o que é algo que muito nos agrada”, avaliou.

Para os candidatos, o encontro foi uma oportunidade única de prestigiar colegas que já não estão em atuação no MPE, mas que se preocupam com o futuro da entidade, inclusive devido à participação nas discussões.

“Essa iniciativa é fantástica, pois é um momento de troca de ideias, onde ouvimos as sugestões dos nossos aposentados e pensionistas. Daqui a gente já sai com algumas ideias que teremos o maior prazer em atender, tanto eu quanto ao doutor José Antônio, como esse de facilitar o acesso dos aposentados e pensionistas a nossa sede, o acesso à intranet. São ações que não nos impede de realizar”, afirmou o atual procurador-geral de Justiça de Mato Grosso e candidato à reeleição, Mauro Curvo.

“Eu fui presidente da Associação por sete anos e aqui sempre houve a prática de promover os debates com todos os colegas associados. No entanto, trazer os aposentados para essa discussão foi uma iniciativa inédita e louvável do doutor Turin e quero parabenizá-lo, pois discutimos pontos específicos dos nossos colegas aposentados e aposentadas, além de ser gratificante reencontrá-los, homenageá-los e saber dos seus anseios que certamente serão dos futuros membros que virão a se aposentar”, afirmou o candidato e promotor de Justiça na área da Infância e Juventude, José Antônio Borges.

AMMP – A Associação Mato-Grossense do Ministério Público (AMMP) é entidade de classe representativa dos promotores e procuradores de Justiça, da ativa e aposentados.

12