Blog

Publicações & Novidades

publicado em 17 de março de 2020

O valor da Comunicação Interna em tempos de Covid-19

Extremamente importante e necessário, neste momento, a forma como as empresas têm se comunicado com clientes, fornecedores e, especialmente, colaboradores. Com o agravamento da incidência do Covid-19 – coronavírus, inclusive com a primeira morte registrada no Brasil, o papel das empresas para gerir crises na saúde pública se tornou essencial.

Vale lembrar que o Ministério Público do Trabalho divulgou uma nota técnica com medidas que devem ser adotadas por empresas, sindicatos e trabalhadores para conter a epidemia de coronavírus no país. Entre elas, está a determinação para que empresários flexibilizem as jornadas de trabalho de funcionários.

Aderiu à ausência do trabalho, ao trabalho à distância ou ao distanciamento dos funcionários dentro do ambiente de trabalho? Como essas informações estão circulando entre seus stakeholders? Como informar da melhor maneira? Quais canais de comunicação podem ser mais eficazes neste momento para se evitar ruídos e crises internas? Como a sua empresa pode contribuir neste processo?

Eis que entra o valor inestimável da Comunicação Interna que tanto defendemos por aqui. É inevitável o investimento neste sistema comunicacional que coloca as corporações em um lugar de destaque ou não! Os informes, comunicados de medidas adotadas precisam ser cada vez mais disseminados. Demora, omissão, podem ser fatais neste momento gerando dúvidas, desconfiança e queda abrupta de estabilidade e equilíbrio nas empresas.

Cuidado! Previna-se não apenas contra o coronavírus, mas contra a comunicação ineficaz!

Por Karol Garcia – Jornalista, Coach de Comunicação, Analista Comportamental, fundadora e CEO da KG Estratégia & Gestão em Comunicação – @karolgarcia_kg @kgestrategiaegestao